19/09/2023, 15:08
SETEMBRO AMARELO: especialista alerta como as terapias integrativas podem proporcionar bem-estar para as pessoas
Setembro chegou trazendo consigo a sensação de que esse ano passou voando. E enquanto contamos os dias que restam, um evento se destaca em nosso calendário: o Setembro Amarelo. É hora de mergulhar fundo no coração desse movimento: a saúde mental e o bem-estar, dois pilares imprescindíveis para cada um de nós, sem exceção. Vamos fazer disso uma conversa íntima: tem cuidado de si? Tem se proporcionado momentos de leveza no turbilhão da vida cotidiana? Já te apresentaram às terapias integrativas? Conhece o potencial transformador que elas podem ter na sua vida? E como elas podem proporcionar equilíbrio e serenidade?
De acordo com a terapeuta integrativa Luciana Tokarski, a receita para nosso bem-estar passa por um cuidado diário não apenas com a nossa saúde física, mas também com a mental e emocional. Além disso, é igualmente crucial prestarmos atenção aos sinais dados pelas pessoas à nossa volta. Isso pode ser um farol de alerta eficaz para evitar adversidades como estresse, depressão e ansiedade, entre outras possíveis desordens do nosso equilíbrio interno e paz de espírito.
“É muito importante prestar atenção aos sinais comportamentais de quem convive conosco e, se for necessário, incentivar a pessoa a procurar um profissional adequado. Existem várias terapias que podem ajudar quem tem depressão, ansiedade, e que podem ser aliados a outros tipos de tratamento. Eu, particularmente, uso muito a aromaterapia, que é uma terapia que tem como base a utilização de óleos essenciais extraídos de plantas, que promove o bem-estar físico, mental e também emocional. Atualmente, eu associo a aromaterapia com a acupuntura para o alívio do estresse físico e também relaxamento dos clientes”, conta Luciana Tokarski.
Para quem não conhece, a acupuntura é uma técnica antiga, de origem chinesa, na qual finas agulhas são inseridas no corpo do paciente. Elas são utilizadas em pessoas que têm dores musculares e articulares, enxaquecas, ansiedade, estresse, insônia e outros problemas de saúde. Seu objetivo é restaurar o equilíbrio e a harmonia no corpo.
Além dessas, existem outras técnicas – bem conhecidas – para promover o bem-estar. A meditação é uma delas; porém, é necessário que ocorra um treinamento diário para que um estado de consciência calmo e elevado seja alcançado.
“Eu aprendi a meditar imaginando um céu cheio de nuvens; e essas nuvens são como os nossos pensamentos. Na medida em que essas nuvens vão se afastando, vamos ter um céu limpo e um pensar sem pensamentos. O objetivo principal é treinar a mente para se tornar mais consciente do momento presente e aprender a não se deixar levar pelos pensamentos incessantes e distrações. Com isso, é possível alcançar vários benefícios para a saúde, como: a melhoria do sono, diminuição da ansiedade, autoconhecimento, aumento da concentração e foco e também redução da pressão arterial”, comenta a especialista.
Segundo ela, a massagem relaxante é outra excelente opção de terapia integrativa, pois promove a sensação de tranquilidade nas pessoas.
“Essa técnica terapêutica – realizada através de movimentos suaves, deslizantes e coordenados em partes do corpo – estimulam a circulação sanguínea, alivia a tensão muscular e proporcionam bem-estar”, enfatizou Luciana Tokarski.
Além da aromaterapia, acupuntura, meditação e massagem, a especialista também utiliza a cromoterapia, o alinhamento de chakra , fitoterapia com ervas medicinais e também florais quânticos.
O alinhamento de chakras é uma prática espiritual e energética, que se origina da tradição do hinduísmo e das filosofias espirituais, associadas ao sistema de chakras. Chakras são considerados centros de energia localizados ao longo do corpo, de acordo com a filosofia iogue e da Ayurveda, uma medicina tradicional indiana. Acredita-se que esses centros de energia estejam interconectados com aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais da saúde e do bem-estar.
A cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza cores e luzes para influenciar a saúde e o bem-estar do corpo e da mente. Essa prática é baseada na ideia de que diferentes cores têm propriedades terapêuticas específicas e podem afetar as emoções, a energia e até mesmo o funcionamento físico do organismo.
A fitoterapia é uma forma de medicina tradicional que envolve o uso de plantas medicinais e seus derivados (como extratos, óleos essenciais e tinturas) para tratar e prevenir diversas condições de saúde. Também é conhecida como medicina herbal ou herbalismo. A fitoterapia é uma prática antiga que tem sido usada por culturas em todo o mundo, ao longo da história, para tratar uma variedade de doenças.
Já os florais ou terapia floral, referem-se a uma abordagem terapêutica que envolve o uso de essências florais diluídas para tratar questões emocionais, mentais e espirituais. Essa terapia é baseada na ideia de que as essências das flores possuem qualidades energéticas sutis que podem influenciar positivamente o equilíbrio emocional e a saúde mental.