Menu

16/07/2023, 12:00

Um Encontro entre Poesia e Arte Visual Explora a Realidade Contemporânea

A exposição “Braxília” é um projeto curatorial que reúne o poeta brasiliense Nicolas Behr e o artista visual goiano Gerson Fogaça. Com curadoria de Dayalis González e co-curadoria de Steven Butterman, a exposição interativa de arte visual (online) mergulha nas profundezas da realidade contemporânea do Brasil, utilizando a arte visual e a poesia como ferramentas de reflexão crítica.

“Braxília” nasceu de um encontro fortuito entre Behr e Fogaça, ambos criados em ambientes rurais e posteriormente envolvidos com as grandes cidades brasileiras, como Brasília e Goiânia. A exposição captura a angústia dos artistas em meio às metrópoles e a saudade que sentem de suas raízes na natureza e na infância.

A curadora Dayalis González descreve a exposição como um projeto coeso desde seu início. Com uma conexão profunda com a cultura e o espírito brasileiro, tanto González quanto Butterman se dedicaram intensamente ao estudo da obra de Behr e Fogaça em seus respectivos campos de pesquisa.

Financiado pelo governo brasileiro, através da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, o projeto “Braxília” foi selecionado entre os quatro projetos internacionais de artes visuais, pelo Fundo de Artes e Cultura de Goiás/Brasil e pela Lei Goyazes. Contando com o apoio da Universidade de Miami e do Lowe Art Museum, a exposição é um exemplo notável de colaboração e pesquisa interdisciplinar.

A exposição tem ainda o apoio da Gaea Arte Latinoamericano Foundation de Miami, criada em 2018 para promover a arte latino-americana e caribenha com ênfase especial nas produções artísticas de grupos minoritários e com foco na diversidade racial e de gênero, e temas sociológicos relacionados à proteção e conservação do meio ambiente.

A mostra estará disponível online, proporcionando aos espectadores a oportunidade de explorar a identidade cultural e a realidade contemporânea do Brasil. O site oficial da exposição, https://braxilia.escalas.art, disponível na Universidade de Miami: https://mll.as.miami.edu/department-events/index.html oferecerá uma experiência imersiva, apresentando as obras de Behr e Fogaça em conjunto, enquanto o público é convidado a refletir sobre as complexidades e os desafios enfrentados pelo país

.Um projeto curatorial sempre começa como um sonho, uma pequena ideia, a ideia correta, que pode ser a faísca que acende a chama, que, se tivermos sorte e, após muito trabalho em equipe, torna-se realidade: neste caso, essa realidade é Braxília, um projeto expositivo inédito que reúne, pela primeira vez, o poeta Nicolas Behr e o artista visual Gerson Fogaça, com Brasília, cidade capital, metáfora política, utopia social, símbolo de identidade cultural e nacionalidade brasileira, como ponto de encontro de suas obras, em um exercício de pensamento crítico que mapeia, sobretudo, a realidade brasileira contemporânea.” declara a curadora Dayalis González.

Além do site, “Braxília” contará com uma presença ativa nas redes sociais, incluindo uma página no Facebook e Instagram. A exposição abrirá espaço para a participação de alunos e colaboração do corpo docente da universidade de Miami, a partir do outono de 2023, promovendo um diálogo mais amplo e enriquecedor sobre os temas abordados.

A exposição “Braxília” é uma oportunidade única de explorar a realidade contemporânea do Brasil através dos olhares sensíveis de Nicolas Behr e Gerson Fogaça. Convidamos a imprensa a conhecer e divulgar essa exposição inovadora, que captura a essência cultural e as nuances da sociedade brasileira.

Para mais informações, imagens e atualizações, visite o site oficial da exposição em https://braxilia.escalas.art.